No dia 15 de outubro celebra-se o DIA DO PROFESSOR/EDUCADOR. O que escrever para homenagear tão nobre profissão?? Me faltam palavras bonitas...mas os poetas, escritores e intelectuais já fizeram (e muito bem!) esta parte: traduzir em palavras e sentimentos o SER PROFESSOR!
Todavia, o que me resta senão falar de mim? Já não é de hoje que sinto o prazer em ser professora, embora por muitos anos em uma área distinta da qual me encontro hoje.
Especialmente neste dia senti vontade de escrever sobre esta profissão, movida e sobretudo comovida pelo o que vivenciei hoje na escola. Não pelos lindos presentes e cartões que recebi (que aliás, adorei!!), mas pelo o que vinha no bojo, não palpável, tão menos visível! Foi o carinho e reconhecimento pelo trabalho. A homenagem se torna ainda mais grandiosa quando inundada de afeto. As palavras que ouvi casadas com fortes abraços foram o que demais eu queria ganhar! Me tornei um ser maior...de felicidade."Nunca houve tanta possibilidade de felicidade quanto agora..." Isso só para legitimar ainda mais a minha escolha de ser professora. Minhas crianças me encantam! O corpo que cansa ao fim do dia é o mesmo que move minha alegria de viver, de ser, de ensinar e APRENDER!! O ar que se respira na Educação é um movimento de inspirar conhecimento e expirar questionamentos e curiosidades. Mais que ser educador, é SENTIR-SE EDUCADOR, tal qual reconhece sua fragilidade e ignorância e potencializa seus saberes e valores.
Quero deixar aqui meu forte abraço em todos os educadores que passaram (e também os que permanecem) em minha vida, seja eu na condição de aluna, de professora, de espectadora e/ou colega de trabalho. Muito obrigada pela formação humana que me proporcionam!
Que lindo Tica... realmente o reconhecimento desse magnífico trabalho é umas das coisas que nos faz continuar a acreditar, a lutar por dias melhores e a acreditar que podemos fazer a diferença na vida dessas crianças!!
ResponderExcluirAdorei as fotos, adorei comemorar esse dia com vcoê e adoro você!
Beijo
Hey tica...
ResponderExcluirFaço da Maira, as minhas palavras...
Depois deste seu post especial, devo te confessar uma frustração.
Lembra quando você começou a fazer Pedagogia e eu te disse: que legal, então logo teremos uma professora na Interpares! E você respondeu: "Não. Eu só estou fazendo pedagogia para melhorar a minha prática com as crianças na capoeira, não pretendo ir pra sala de aula..."
Graças a Deus! O tempo curou essa frustração e te fez mudar de idéia...
E eu devo confessar, agora, uma alegria, meu coração soou feito uma bateria de escola de samba quando eu li aquele seu email no final do ano passado... "Quero me candidatar a uma vaga"
Corre no seu sangue, pulsa nas suas veias o dom de Educar. o Amor de Deus brilha em ti e espalha um perfume especial lá na Interpares...
Muitíssimo Obrigada a você
e também PARABÉNS a todas vocês da Interpares que lerão o que escrevi!!!
ahhhhh, que lindas essas fotos, estas crianças, esta profe, esta profissão e todos que contribuem para este lindo ato de ensinar!
ResponderExcluir