quarta-feira, 29 de junho de 2011

CAPOEIRA E EDUCAÇÃO.



A capoeira dentro do contexto escolar, utilizada como ferramenta educacional ainda está engatinhando.Muitos avanços foram conquistados e nos últimos 30 anos muitas mudanças ocorreram de acordo com a demanda da sociedade. Se antes a capoeira era inserida nas escolas com o propósito de atividade física, hoje ela vai muito além deste aspecto, que é a formação integral do indivíduo. Hoje a capoeira tem compromisso com a formação de valores do indivíduo, bem como o seu reconhecimento e valorização pertencente a uma cultura, no caso, a afro-brasileira. A capoeira atualmente é ensinada como cultura, e todo o seu valor histórico contribui para a cidadania do indivíduo, conscientizando-o do seu papel transformador na sociedade, além do encontro com sua identidade.

A literatura sobre capoeira é bastante vasta, e muitos estudos trazem à tona a importância e os benefícios de se incorporar a capoeira dentro das instituições de ensino. Embora esta prática seja considerada não formal, ela não escapa da sistematização de ensino e traz em seu bojo objetivos claros que vão para além de uma prática espontânea e improvisada. Por isso, quero chamar a atenção dos educadores e educadoras de capoeira, a repensarem sua prática. Não podemos nos limitar a um discurso que valorize a capoeira na escola somente como atividade lúdica, quando ela é muito mais que isso: ela contribui na formação do indivíduo, e que portanto, não podemos pensar somente em como ensinar, mas sobretudo, investigar como que o aluno aprende.

Nestes meus 16 anos de experiência com capoeira na educação infantil, me peguei pensando em como os discursos se inverteram; pois os profissionais da educação já reconhecem a capoeira como ferramenta educacional, e fundamentam seu discurso melhor que muito capoerista por aí!

Cabe a nós educadores e educadoras de capoeira buscar conhecimentos que agreguem a nossa formação capoeirística elementos que fundamentem nosso discurso, e sobretudo nossa prática. Que a capoeira contribui com a educação todos (capoeiristas ou não) já sabem, agora nos resta buscar o COMO fazer o ensino desta arte com qualidade. Por isso, a busca tem de ser constante, e a prática um inesgotável campo de reflexão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário