terça-feira, 13 de julho de 2010

A mudança que queremos...


Há muito tempo se fala em mudanças...que as coisas não andam bem, e até uma afirmação radical de que "a humanidade não deu certo!".Começemos a pensar sobre a tal mudança. Paulo Freire não se cansa de repetir em seus livros que "mudar é difícil, mas é possível." De fato, é difícil!Quem é que aceita mudanças? São poucos os que lidam bem com elas, porque ficar estável é mais seguro...reconfortante. Mudança requer, muitas vezes, fazer escolhas. Decidir também é difícil!! Ohh, se é!Mas onde quero chegar, é na tal mudança que tanto pregamos em nossos discursos, sobretudo no que diz respeito ao mundo globalizado, a sociedade, o sistema...pois bem, a mudança que queremos ter(e ver)tem de andar junto com a mudança que queremos SER! Sim, porque se temos o poder de transformar o mundo, temos que rever então a postura do ator... NÓS MESMOS! Antes de almejar um mundo melhor, é preciso olhar para si, e enxergar quem somos! Quem é você? Qual é a tua obra?. Aproveito uma dessas provocações filosóficas de Mario Sergio Cortella, pra dizer que, somos sim responsáveis pelo que temos e queremos, e que tudo isso tem a ver com o que SOMOS. Por que estou insistindo tanto nesta questão do que SOMOS? Penso eu que isso está atrelado a mudança que queremos.
Ser melhor, ser mais solidário, ser mais justo, ser mais tolerante, ser mais responsável, ser mais inteligente, ser mais corajoso, ser mais gentil, ser mais amável, ser mais amigo, ser mais HUMANO POR EXCELÊNCIA!!! Creio que a partir de tais reflexões, seja possível então almejar - e por que não mudar - o mundo. Mas para tal, "é preciso mudar a gente, ajuda pra caramba!" Como destaca Renato Russo em alto e bom som!É preciso mudar...eu já começei!

2 comentários:

  1. mudar é sempre, é todo dia. É revisão constante de atos, é vigilância das atitudes. Acho que mudar exige principalmente uma coisa que poucas pessoas tem: coragem e ousadia.
    Mudar é para poucos.

    ResponderExcluir
  2. Tica, tiquinha que delícia seu texto!

    ResponderExcluir