quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Berimbau tá me chamando...


Esse ano de 2010 estive um tanto distante do mundo da capoeira,por razões pessoais e profissionais em que a escolha me levou a outro caminho, no qual, sem a menor dúvida, me enriqueceu muito nas aprendizagens que adquiri, e sobretudo nas amizades que construí. Este ano também marcou a realização de um sonho: concluí o curso de PEDAGOGIA, no qual escolhi por conta da capoeira. Foi ela, a capoeira, que me instigou (e cobrou) a aperfeiçoar-me. Neste último ano de curso na universidade, experenciei um laboratório riquíssimo, a sala de aula. Assumi uma turma de maternal I na escola Interpares, sob a sede e vontade de colocar em prática o que aprendi na Pedagogia, e ainda, beber a educação direto da fonte. Foi uma experiência incrível (e inesquecível!!).

Mas, profissionalmente falando, nunca tive outra experiência que não fosse na capoeira. Meu primeiro e único emprego desde que eu tinha 14 anos. Sempre atuei no ambiente escolar, e por ser assim, me reconheço educadora desde então. Este ano também marca meus 15 anos de história na capoeira e na Kauande. Embora um tanto distante da capoeira, como já escrevi anteriormente, não estive ausente, porque nunca deixei de pensar nela, e contribuir de alguma forma. O distanciamento me fez aprender sob outros ângulos. Capoeira também se aprende fora da roda, e pude observar o movimento que nela ocorre, ainda que sem chão, ainda que sem som!

O distanciamento me fez buscar outros olhares, não menos importante de quem tá lá...descalço ao pé do berimbau. O abadá não foi o uniforme de trabalho, tampouco o berimbau a fonte de ganhar o pão de cada dia, mas a capoeira foi a força ancestral do cotidiano. Os sábios mestres já diziam: a capoeira é ensinamento pra vida! De fato, apliquei rasteira e esquivei-me sob outras situações. O olhar tem de estar atento a tudo, mesmo que se esteja de ponta cabeça.

E na linguagem dos capoeiras, faço minha leitura do que vivenciei no decorrer deste ano... dei a "volta ao mundo", e estou agachada ao pé do berimbau: pronta pro jogo outra vez!


Sei que não se pode ter tudo na vida, e que portanto temos de fazer escolhas...BERIMBAU TÁ ME CHAMANDO! EU VOU...



Um comentário:

  1. é isso aí!! a capoeira te chama, pois quem luta luta mesmo, quem não luta fica a olhar...Não se pode ter todas as coisas na vida, mas se pode ter muito prazer. Que o axé das rodas continue te acompanhando, iê viva a capoeira, camará!

    ResponderExcluir