quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O TEMPO!


Venho aqui escrever algumas inquietações! Tenho ouvido falar em mal do século. Para alguns é o estresse, para outros a globalização, e outros diriam a solidão. Eu concordo, mas chego a pensar que o mal do século é O TEMPO, melhor dizendo, a falta dele! O que é que mais angustia as pessoas hoje em dia? A falta de tempo...pra fazer atividade física, viajar, ler um livro,namorar, visitar um amigo, escrever uma carta (outros tempos esse!!),escolher um presente a um ente querido, ou tempo pra não fazer nada! Falta tempo pra tudo! Somos todos vítimas desse "mal do século". Isso tem me levado a interrogar cotidianamente a vida. Se perguntasse hoje as pessoas qual é o seu bem maior, certamente ouviria: a vida, a família, o amor, os amigos. De fato, são bens preciosos, mas penso que o bem maior é O TEMPO. De que vale uma vida sem tempo, ou ainda, um tempo sem vida? Tá aí o mal do século. Não sabemos o que fazer com o tempo que dispomos, ou pior, o tempo não é disposto, é imposto (por diversas razões). Este tema é tão bem explorado pelos filósofos, historiadores, poetas e músicos que nos provocam o tempo todo a (re)pensar sobre. Nós que passamos apressados pelas ruas da cidade, pelas calçadas do prédio, pelos corredores da casa, não temos tempo para apreciar, descansar, refletir, rememorar, comunicar...nosso tempo é o tempo todo dedicado à produzir! Sim, temos de ser o mais ágil, mais competente, mais inteligente, mais eficaz, mais bonito e bonita e isso toma quase que todo o nosso tempo. Num paradoxo, o mesmo tempo que adoece, é o tempo que cura!É o mal do século e o bem maior! Ele representa toda a nossa existência: passado, presente, futuro. O tempo é ferramenta dos sonhos que ajusta as concretizações. É tempo de que? De sonhar? De realizar? De esperar? Enquanto se pensa numa resposta, o calendário e o relógio nos lembram o tempo inteiro que é tempo de viver! Então é isso, vou correr apressada para viver meus amores, meus amigos, meu lazer, meu fazer, meu ser. Ainda dá tempo...e nesse compromisso eu não posso me atrasar!


"Todos os dias quando acordo

Não tenho mais o tempo que passou

Mas tenho muito tempo

Temos todo o tempo do mundo.

Todos os dias antes de dormir, lembro e esqueço como foi o dia.

Sempre em frente...

Não temos tempo a perder.


...temos nosso próprio tempo!"

3 comentários:

  1. tica
    queria ter mais tempo para escrever um comentário para ti... kkkkkkkkkkkk

    feliz natal loka véia e vê se aparece! Não me venha com desculpinha esfarrapada, xurumelas de falta de tempo...

    ResponderExcluir
  2. Concordo em mal do século e o maior bem do século, porém a Paz é isso tudo. Tempo? ele é eterno, está, esteve e estará sempre aí, nós é que passamos rapidamente por ele. Ele, o tempo, existe dessa maneira. A falta dele é a falta de paz. É essa Paz que desejo para a família, amigos e mundo!!! É essa paz que está contida no axé de todo dia e das rodas.
    Jaguatirica

    ResponderExcluir
  3. "tempo, tempo, mano velho falta um tanto ainda eu sei, pra você correr macio..."
    O tempo pode estar ao teu favor ou contra você, e isso que decide não é ele.

    ResponderExcluir