terça-feira, 15 de março de 2011

Aborrecência!


Tão difícil quanto ser mãe de uma adolescente, é ser a própria adolescente! Adolescer é difícil, complicado e o significado da própria palavra, oriunda do latim, quer dizer doer, adoecer. Seria exagero levar a palavra ao pé da letra? Não, não seria quando se vive na pele esta emoção!

Já passei por isso, e hoje, na fase adulta, me vejo tão confusa quanto um adolescente, em como agir, o que fazer, o que dizer à eles?? O adolescente que sofre um turbilhão de mudanças (físicas, psicológicas, emocionais etc.), fazem da sua metamorfose um terremoto no lar, capaz de abalar as estruturas...mas que voltam para seus lugares dentro de alguns dias!

As facilidades da infância dão lugar a complexidade da adolescência. Todos os dias são marcados por delícias e angústias...

Se os problemas se resumissem só com as espinhas na cara...mas a cada dia, é um sem número de comportamentos e atitudes bem peculiares dos "aborrecentes"! Eles adotam códigos próprios, que não condizem ao que esperamos (nós, os seus pais!). Não é caretice, talvez o tal conflito de gerações!

São olhares distintos, evidentemente!

Olhar a adolescência "do lado de fora" também é um tanto novo pra mim! Tento voltar atrás e relembrar a fase do "meu querido diário"...tão cheio de babozeiras, causos cotidianos vazios de conteúdos e conceitos, mas transbordantes de sensações e emoções...ai ai!

As melhores (e piores) descobertas se dão por aí...nesta fase!

"Há muito o que se aprender com o adolescente. Ele arde na explosão de uma genuína vontade de viver, e isto lhe confere uma grande sabedoria. Há muito o que ensinar ao adolescente, ele não sabe que sabe e por vezes, é demasiadamente incauto!" E que tolice a nossa achar que sabemos tudo. "Vivendo e aprendendo"...SEMPRE!!


Minha filha, adolescente, que me irrita quando põe fone nos ouvidos ao som máximo, teclando no MSN e não me ouvindo falar, que mexe nas minhas coisas, que detona as meias coloridas e lindas porque não usa calçado dentro de casa, mas que tem o dom de marejar meus olhos de orgulho com suas boas notas no colégio, com sua educação, seu amor à família, sua inteligência e sua beleza que não se esgota!


À ela, todo o AMOR do mundo! Filha, "quero fazer da sua vida poesia e canção. Eu quero estar no seu caminho como um raio de sol e pros teus passos mais distantes, te guiar como um farol!"


"Ser sua cúmplice na condição humana, ratificada pelos nossos laços de sangue".

Nenhum comentário:

Postar um comentário